CDP – A plataforma capaz de revolucionar a gestão de dados dos clientes

31/05/19

Com hábitos de compra e de consumo cada vez mais digitais por parte dos clientes, cresce diariamente a necessidade das empresas estarem alinhadas com essas novas necessidades. Todos os dias, o número de usuários em lojas online aumenta, a quantidade de e-mails registrados para recebimento de promoções e novidades dos e-commerces cresce, e o investimento nessas plataformas e tecnologias deve seguir esse mesmo fluxo.

O CDP chega para resolver dois grandes problemas do mercado omnichannel:

Integração de dados e atribuição de investimentos de mídia, além de entregar diversas outras vantagens. O Customer Data Platform integra os dados dos clientes das lojas físicas, online, web behavior e interações com a marca, permitindo às empresas uma visão única do cliente, porque mesmo comprando em diversos canais ele é a mesma pessoa e assim deve ser percebido. Essa visão unificada se mostra muito importante na hora de mensurar a atribuição dos investimentos feitos em todos os canais, e a partir dessas análises se torna possível entender a melhor alocação dos investimentos em estratégias de marketing.

Coletar e compilar todos esses dados recebidos diariamente dá um trabalho enorme, para isso são utilizadas diversas plataformas, milhares e milhares de linhas e planilhas geradas, a higienização e agrupamento destes dados, para daí sim conseguir “vê-los” com clareza e poder orquestrar as campanhas de comunicação com estes clientes.

Uma parte importante da orquestração dessas campanhas é mensurar os seus resultados, quão efetivas elas foram e de fato quanta receita geraram. E sem um CDP que demonstre a verdadeira atribuição devida à cada campanha ativada, essa mensuração de receita se torna praticamente impossível, pois sabemos que os clientes podem ser impactados por um e-mail marketing e realizar a compra na loja física; experimentar uma peça de roupa no pdv e finalizar a transação pelo aplicativo; comprar pelo site e depois trocar na loja, são diversas as possibilidades.

E como é possível saber se o investimento que a sua empresa faz no digital (disparo de emails, ads, redes sociais, promoções e segmentações) possui o retorno esperado? Como saber se as vendas referentes àquela ação foram realmente atribuídas a ela?

Integrando dados do CRM, web behavior, interação em campanhas, email, e-commerce, loja física, SAC, NPS e muito mais o CDP (Customer Data Platform), consegue enriquecer os dados de cada usuário, permitindo que sua empresa tenha uma visão única e completa de cada cliente.

Sabemos que já não é mais o produto ou o serviço que são o foco da venda, e sim o consumidor. Hoje quanto mais se sabe sobre os gostos e hábitos de um usuário e em quais canais ele navega, maior é a possibilidade de uma comunicação assertiva para aquela pessoa, entregando a mensagem certa, na hora certa, pelo canal certo, para a pessoa certa, aumentando a chance de conversão.

E quais os benefícios disso tudo?

Maior assertividade na comunicação gera aumento na conversão para as campanhas de marketing. Otimizar as ferramentas de captação de dados permite reduzir o tempo que os profissionais gastam nesta atividade. A comunicação certa, na hora certa, pelo canal certo fideliza e engaja o cliente. Sabendo como, quanto e em quais mídias investir ocasiona aumento do ROI no e-commerce e nas lojas físicas.

O CDP foi criado para que todo o foco do trabalho esteja voltado para o consumidor, em atender às suas necessidades e superar suas expectativas.

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