Black Friday 2017 foi sucesso no Brasil

07/12/17

Não há duvidas de que a Black Friday vem se consolidando no Brasil como uma data de grande fluxo de vendas, tanto para o e-commerce como para o varejo físico.

Crescimento no volume de vendas foi expressivo

Este ano a data registrou um faturamento de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce , alta de 10,3% (que levou em conta as compras já da quinta-feira pré black friday dado o grande volume de compras).

O número de pedidos cresceu 14%, de 3,30 milhões para 3,76 milhões, e o tíquete médio caiu 3,1%, – R$562 – na comparação com outros anos.

As compras realizadas através de dispositivos móveis se consolidou de vez. O share de pedidos feitos via celular aumentou expressivos 81,8% na comparação com 2016.

Quase 30% dos pedidos são realizados por meio de dispositivos móveis

O m-commerce representou 26,5% em volume financeiro das compras realizadas, representando alta de quase 50% em relação ao último ano. Além disso, o valor médio das compras via dispositivos móveis foi de R$515, reflexo da maior participação de categorias de menor tíquete, como moda e acessórios e perfumaria e cosméticos.

Em apenas quatro anos, o m-commerce sextuplicou.

Em 2013, as compras por celular representavam apenas 4,4% do total. Com a expansão do mercado de smartphones e do acesso via 3G e 4G no Brasil, esse é um mercado em franca ascensão, com potencial de crescimento bem acima da média do mercado.

E-mail marketing: alta conversão e baixo investimento.

Como ocorreu em anos anteriores, o e-mail marketing foi o canal que mais gerou conversão, cerca de 15% do total. O canal tem um baixo custo de investimento e uma alta taxa de conversão pela assertividade das mensagens. O resultado é fruto da maturidade do mercado em trabalhar dados de forma mais complexa e automatizada, o que permite às marcas enviarem produtos relevantes e de acordo com o perfil de cada consumidor. O trabalho consistente em campanhas automatizadas realizadas ao longo de todo o ano gera ainda mais resultados em datas promocionais como a Black Friday, quando se consegue usar todo o legado de dados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada para o consumidor, de acordo com o momento do ciclo de vida dele.

 

Preparamos para você um infográfico com mais alguns dados dessa Black Friday, dá uma olhada:

 

 

Fonte dos dados: E-commerce Brasil

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