Black Friday 2016: dicas de data driven marketing

17/10/16

A Black Friday 2016 promete bater outro recorde de vendas. No que depender do consumidor brasileiro, esse objetivo será alcançado.

84% dos consumidores online devem comprar na sexta dos descontos, levando a um faturamento de R$ 2,1 bilhões, conforme pesquisa do Ebit.

Como as pessoas preferem saber das ofertas

Questionados ainda se desejam receber informações (como dicas, ofertas e promoções) nos dias que antecedem a data, 85% dos entrevistados disseram que sim. Dentro deste grupo, 87% afirmaram ter o e-mail marketing como canal preferido para esse fim. Na edição de 2015, pudemos observar o quanto as campanhas de e-mail fizeram pelas metas de Black Friday.

Sabemos que o e-mail é a plataforma responsável por grande parte das vendas que ocorrem no período, então é preciso dar uma atenção especial às campanhas, com foco em data driven marketing.

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Data driven marketing

Os dados são os responsáveis por entregar a comunicação certa para a pessoa certa e no momento certo. Durante o período de Black Friday que vai até a Cyber Monday, o marketing orientado a dados vai garantir que as estratégias levem em conta dados como histórico e preferências de consumo, comportamento de navegação e interesse. Assim, a comunicação se torna relevante e faz sentido na hora de fechar um negócio. Nosso time de especialistas preparou algumas dicas de data driven marketing para que o período promocional seja um sucesso.

Captação da base de contatos

Já sabemos que a imensa maioria de brasileiros online pretende comprar na Black Friday. Assim, o início das estratégias se dá na captação de uma base de contatos interessada nas ofertas. Nossas sugestões:

– Landing page: contendo opt-in, contagem regressiva para a promoção, ofertas em destaque e regras da promoção.

– Progressive profiling: para compreender quais itens ou categorias o cliente gostaria de receber as ofertas.

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Incentivo ao app

Datas promocionais como a Black Friday são uma ótima oportunidade para informar aos clientes sobre os diferentes pontos de contato com a marca. É, portanto, possível oferecer incentivos e benefícios para usuários que vão utilizar o mobile e criar ofertas especiais por canal.

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Incentivo à compra com um clique

Na Black Friday a disponibilidade de produtos é limitada e, durante a compra, o cliente pode não conseguir fechar o negócio, gerando um momento de frustração.

Assim, é importante o incentivo para antes das ofertas iniciarem os clientes cadastrarem seus dados e habilitarem a compra com 1 clique para não correrem o risco de perderem oportunidades.

Pode campanhas para toda base?

Durante os envios da Black Friday é muito comum utilizar estratégias de batch and blast, ou seja, envios não segmentados para uma grande base de contatos. No entanto, isso não exclui diversas possibilidades de personalização: insira nos seus e-mails vitrines com produtos navegados ou de interesse do consumidor para aumentar sua conversão.

Além disso, você pode criar regras automatizadas para impulsionar suas estratégias como o Abandono de Carrinho e Interesse por Navegação. Como a Black Friday é pautada pela busca do melhor preço dê um último incentivo para o seu cliente fechar a compra.

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Cyber Monday

A primeira segunda-feira depois da Black Friday é uma ótima oportunidade para vender produtos que ainda estejam disponíveis e manter o nível de engajamento dos seus clientes. Novamente é importante respeitar o interesse dos seus clientes: ofereça produtos de interesse que por algum motivo não foram comprados durante a Black Friday e mantenha uma mesma política de descontos e ofertas.

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Pós-venda

Lembre-se da lógica: não basta vender, é necessário entregar. Em datas comemorativas e de alto fluxo de vendas podem ser comum atrasos ou problemas com o pós-venda dos consumidores. Pense em regras de relacionamento automatizadas para clientes que estão com problemas na entrega do produto e se prepare para atender chamadas em canais de relacionamento como o SAC e as redes sociais. A reputação das marcas nesse sentido se torna um importante indicativo do respeito ao consumidor.

E depois da Black Friday?

A Black Friday é uma ótima oportunidade para o início do relacionamento, um primeiro passo de uma grande jornada.

Aproveite o opt-in e a primeira compra no período para manter o relacionamento ao longo do próximo ano com ofertas relacionadas com o que a pessoa comprou. Para que este não seja só um cliente de Black Friday, mas de todas as datas.