A alta performance de campanhas por comportamento

29/06/18

Na busca pela relevância e pelo timing ideal, profissionais de marketing lançam mão de uma variedade de estratégias como segmentações, personalizações e até métodos mais sofisticados como modelos estatísticos de propensão para comunicar a oferta certeira ao seu cliente.

No mundo digital, em que conseguimos enxergar as pegadas dos consumidores, temos uma solução ainda mais precisa: o behavioral targeting. Com tags que identificam os usuários pelo site, é possível mapear todo o percurso do cliente e identificar exatamente o que ele está procurando e que ação ele tomou.

Assim, é possível estabelecer um diálogo preciso com campanhas automáticas, enviadas a partir das decisões tomadas em cada etapa do processo de compra, previamente mapeadas. O cliente abandonou um produto no carrinho? Lembrá-lo é provavelmente o esforço mais rentável em uma estratégia de marketing.

Em estudo desenvolvido no segundo quarter de 2018, a Pmweb identificou que as campanhas enviadas a partir do comportamento do cliente podem incrementar em até 25% a receita do canal e-mail marketing. Esse tipo de campanha é em média 13 vezes mais eficiente que uma campanha comum.

Campanhas de Rockin’ Tags são 13x mais eficientes que campanhas comuns

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre os vários tipos de abordagem, que vão de abandono de navegação à redução de preço de um produto visitado, a campanha de abandono de carrinho é a mais bem sucedida, trazendo 45x mais receita que uma campanha comum.

Nesse caso, toda a régua de comunicação é importante para os resultados e até mesmo os repiques tem alta eficiência. Eles trazem 6 vezes mais receita que uma campanha comum e representam em média 15% da receita na estratégia de behavioral targeting.  

Por serem de extrema relevância, além da alta conversão, as campanhas de comportamento trazem alto engajamento, tornando-se importantes aliadas para a construção de uma boa reputação e de boas taxas de entregabilidade.  

A implementação dos envios automáticos são o primeiro passo e trazem rapidamente incremento de vendas. Mas incorporar esse conhecimento na estratégia de e-mail marketing como um todo é imprescindível para um melhor CRM. A partir da identificação do comportamento do cliente é possível o desenvolvimento de segmentações por interesse, potencializando campanhas promocionais. Isto é, ao se enviar uma oferta de determinada categoria, além dos critérios convencionais para seleção dos clientes elegíveis, pode-se priorizar os usuários que visitaram essa categoria recentemente.

Além disso, as campanhas diárias podem ser enriquecidas com blocos dinâmicos, que devem, por exemplo, exibir o produto abandonado pelo cliente. Isso garante a entrega de conteúdo de alta relevância, grande propensão ao clique e à conversão, aumentando o RPE (retorno por e-mail enviado) dos envios comuns.

A Pmweb desenvolveu a sua própria solução, chamada Rockin’ Tag Express, para mapear o comportamento dos clientes e desenvolver campanhas one-to-one de alta performance. Para saber mais, entre em contato com o nosso time.

 

Autora: Érica Ortiz | Client Insights and Development Manager na Pmweb