[:pt]4 Dicas de Marketing de Conteúdo – por Amanda Batista[:]

[:pt]Profissionais de marketing de conteúdo são constantemente desafiados por muitos aspectos – desde a conceituação até a produção -, mas uma das principais responsabilidades que vem se tornando mais crítica é repensar o funil, ou seja, a maneira com que as pessoas procuram por informações.
Andrew Davis, autor do best-seller “Brandscaping: Desencadeando o Poder de parcerias”,  esteve nesta semana no evento “Content Marketing World” e incentivou os profissionais de marketing de conteúdo a repensar o funil tradicional com uma nova fórmula: MOI cria ROI, ou “momento de inspiração” criar retorno sobre investimento. Davis apresentou uma discussão inspiradora e cheia de nuances sobre como o o processo de pesquisa tradicional que conhecemos como profissionais de marketing em um (mas talvez mais difícil de seguir) padrão mais realista. Confira este vídeo sobre a busca por  “meat loaf” (bolo de carne), que destaca o nosso padrão típico de compra (não há nada consistente sobre ele!)

Ao incentivar os profissionais de marketing a repensar a jornada do consumidor para ignorar etapas de avaliação, Davis sugeriu focar principalmente sobre a criação desses momentos de inspiração em vez de criar conteúdo antes de o “momento da compra” palco.
“Parem de criar campanhas”, Davis aconselhou. “Comecem comprometendo-se com o público através de uma história valiosa. Faça algo que dure”. Um mestre dessa estratégia, segundo ele, é a Disney, que tem alimentado a nossa cultura de consumo, criando demanda para itens como peixe-palhaço depois que “Procurando Nemo” foi lançado (entre inúmeros outros).
Davis também encorajou o público a “pensar como executivos de TV”, observando o aumento maciço nas vendas de itens como cigarros Lucky Strike e o uísque Canadian Club, como resultado de suas aparições incessantes na série “Mad Men”.
Embora nem todos os profissionais de marketing tenham o luxo de poder comercializar esses produtos incríveis que se prestam a programas de televisão ou a outros fenômenos da cultura pop,  ainda é possível estar sempre pensando em maneiras inovadoras de envolver o público. Davis ofereceu estes 4 segredos para criar momentos de inspiração, ou MOI:
1. Faça suspense
“Drama é a antecipação misturada com a incerteza”, disse o dramaturgo William Archer. Concentre-se em entregar uma história que cria um motivo para o seu público a continuamente sintonizar ou aumentar a sua participação no processo de descoberta e engajamento com o seu conteúdo.
2. Fomente aspirações
Crie conteúdos que sejam focados em um estilo de vida ou em um movimento em que seu público quer fazer parte. Particularmente as empresas de tecnologia, como a Pmweb Marketing Cloud Services, não se concentram em vender só a tecnologia, mas o estilo de vida que nosso produto ao ajudar os profissionais de marketing, com simplicidade e organização.
3. Seja empático
Entenda como criar uma conexão com seu público. A IBM conseguiu isso em sua iniciativa de fazer a transição de um fabricante para prestador de serviços através da criação de Watson, a máquina informatizada apresentada em “Jeopardy”.  De acordo com a NOVA especial em PBS a empresa tem tido um crescimento de 20% no 1 º trimestre em análise de negócios. Curiosamente, ainda estamos falando de Watson. Um exemplo brasileiro é a Lu, uma personagem criada pela Magazine Luiza, que fornece conteúdo para os clientes.
Nos últimos anos, o Magazine Luiza percebeu a necessidade de estreitar a conversa entre Lu e seus clientes, através de uma experiência personalizada, com um-para-um conteúdo projetado. Este desdobrou-se em uma estratégia de conteúdo de e-mail, que foi extremamente bem sucedido. O principal objetivo ao criar a Lu era humanizar o relacionamento entre a marca e seus clientes e como uma forma de diferenciar a empresa no mercado de e-commerce, que é altamente competitivo.
O personagem tem seu próprio portal de conteúdo, com a produção de artigos, vídeos e podcasts que ajudam os clientes a fazer a melhor escolha de compra (200 artigos, 200 e webvideos 100 podcasts são produzidos mensalmente). Ela também tem um blog que fala sobre tecnologia.
Lu também está presente nas redes sociais, o personagem tem a sua página no Facebook, Google+, Twitter e Pinterest. Ela é responsável por comunicar diretamente com os clientes nestas páginas, postando ofertas, dando dicas sobre a tecnologia e até mesmo atuando como representante de serviço ao cliente, respondendo sobre ordens diretamente na página. Atualmente Magazine Luiza e Lu têm mais de 1,9 milhões de fãs no Facebook.
4. Desperte emoções
Isso é extremamente importante quando você está mandando as pessoas para uma jornada, Davis observou. Se você está tentando promover um ambiente de conteúdo que incentive as pessoas a agirem, a emoção é a principal razão por que as pessoas agem. “A diferença essencial entre a emoção ea razão é que a emoção leva à ação, enquanto a razão leva a conclusões”, segundo o Dr. Donald Calne.
Davis deixou o público com uma questão que nós vamos passar para vocês:
E se você revelar as emoções brutas associadas aos produtos e serviços que sua empresa oferece? Como você faria isso?[:]