[:pt]Infográfico Black Friday 2016: sucesso e números históricos[:en]Black Friday 2016 Infographic: success and historical numbers[:es]Infografía Black Friday 2016: éxito y números históricos[:]

[:pt]A Black Friday se torna cada vez mais importante para o calendário promocional do comércio eletrônico brasileiro. O mercado estava esperando pela data e os consumidores não decepcionaram, aumentando todas as métricas de receita: faturamento, número de pedidos e ticket médio. A última edição foi um sucesso, com metas superadas na imensa maioria dos e-commerces, clientes da Pmweb.
Para quem conquistou novos clientes na data, temos dicas para mantê-los engajados e seguir vendendo no pós-Black Friday. Também preparamos um infográfico que ilustra os números do período e algumas informações coletadas pelo nosso time de data services.
Infográfico Pmweb Black Friday
 [:en]Black Friday is becoming more and more important for the Brazilian e-commerce promotional calendar. The entire industry was waiting for this day and consumers did not disappoint them, generating an increase of all revenue metrics: earnings, number of orders and average ticket. The most recent edition was a historical success and  most online stores achieved their goals, including our clients.
For those who earned new customers on this date, we offer some tips to keep them engaged and keep selling after the Black Friday commotion. We also prepared an infographic that illustrates the period  numbers and some information collected by our data services team.
info_blackfriday2016_ing[:es]El Black Friday se vuelve cada vez más importante para el calendario promocional del e-commerce brasileño. El mercado estaba esperando por la fecha y los consumidores no decepcionaron, aumentando todas las métricas de ingresos: las ganancias, el número de pedidos y el ticket promedio. La última edición fue un éxito, con objetivos superados en la gran mayoría de los e-commerces, clientes de Pmweb.
Para quién conquistó nuevos clientes en la fecha, tenemos consejos para mantenerlos comprometidos y luego vender después del Black Friday. También hemos preparado una infografía que ilustra los números del período y algunas informaciones recogidas por nuestro equipo de data services.
info_blackfriday2016_esp[:]