[:pt]5 inspirações do Snoopy para momentos de crise[:]

[:pt]2016 será o ano de fazer mais com menos. A crise econômica tem impactado todas as indústrias e, até o final do ano passado, o e-commerce não tinha sentido tanto o baque da recessão. Pelo contrário, houve crescimento no comércio eletrônico. No entanto, este ano já começa com as mudanças do ICMS entre os estados, que tributam duplamente as empresas, aumentam a burocracia e elevam os preços dos produtos.
Então, diante de tudo, é preciso ter resiliência e criatividade para manter os clientes engajados e seguir crescendo na crise. Falando em criatividade, nada como relembrar um personagem da infância que está novamente em cartaz nos cinemas em novas aventuras. O Snoopy existe há mais de 50 anos e muitas de suas histórias podem nos inspirar enquanto pessoas e profissionais.
10242284

Inspiração 1: Sonhe

O Snoopy é um sonhador. Schulz, o criador do personagem, numa entrevista em 1997, disse o seguinte acerca do caráter do cachorro: “ele tem que sair do seu mundo de fantasia para sobreviver. Por outro lado, se assim fosse, ele levaria uma vida miserável e aborrecida.”
Só realiza sonhos quem possui objetivos. E só tem objetivo quem se planeja. Neste ano, desenvolva um planejamento ainda mais minucioso sobre seus objetivos de marketing e nossa dica é: foque na retenção de clientes. É mais barato, mais efetivo e faz bem para a marca.

Inspiração 2: Comece pelo simples

Mesmo vivendo no mundo da fantasia, Snoopy leva uma vida simples ao lado de seu dono e amigo Charlie Brown. Faça como ele e simplifique, comece pelo básico: um planejamento mensal.
Para lhe ajudar, a Pmweb preparou um calendário com as principais datas comemorativas do ano para download. Você pode começar seu planejamento por aí. É grátis!

Inspiração 3: Às vezes, durma no telhado

Um dos primeiros desenvolvimentos do personagem de Snoopy foi a sua tendência para dormir no telhado da sua casa, em vez de dentro dela. Assim que Charlie Brown construiu a casinha para seu novo amigo, Snoopy imediatamente subiu e acomodou-se sobre o telhado.

Dormir sob as estrelas, pensar fora da caixa, fazer diferente, causar disruptura. Às vezes é o necessário para conseguir resultados surpreendentes. Como no caso da campanha da BHG Hoteis que ousou trabalhar branding e vendas simultaneamente e tem revolucionado o jeito de comunicar hotelaria.

Inspiração 4: Tenha aliados

À exceção do seu dono, Charlie Brown, o melhor amigo de Snoopy é o pequeno pássaro amarelo Woodstock, que o acompanha em suas aventuras e fantasias. Em nossa vida profissional, especialmente nós, profissionais de marketing, precisamos ter várias camadas da empresa como aliadas em nossos planos. Vendas, TI, logística, operação. É preciso que todos estejam alinhados com nossos objetivos, fazendo a roda girar e os clientes felizes.

Inspiração 5: Celebre as vitórias

Snoopy sempre comemora a hora da comida com uma dancinha feliz 😀 Se um cliente realiza a segunda compra, se você bateu a meta ou alcançou um ROI incrível, não esqueça de dançar. Em momentos difíceis, cada pequena vitória é motivo para comemorar. Isso dá entusiasmo e gás para seguir adiante.

Por fim…
Quando Snoopy conhece Charlie Brown, o cachorro já havia estado com outra família, que não pôde mantê-lo. Foi um momento de crise para Snoopy, mas depois ele encontrou seu grande melhor amigo. Charlie não tinha dinheiro suficiente para comprar Snoopy, mas conquistou a simpatia do vendedor e levou a melhor.
Alguma semelhança com a vida real?
Se sobrar um tempinho, assista ao episódio a que nos referimos: quando os amigos Snoopy e Charlie se conhecem:
[:]