Heat Map pode ajudar no seu e-mail marketing

Heatmaps
Imagem do Heat Map do Google

O sucesso da sua campanha de email marketing depende muito de colocar a informação certa no local certo. Existem diversas teorias acerca desse tema e todas possuem seus argumentos válidos, porém a análise de heat maps (mapas de calor) tem um valor especial.

A análise de heat maps se vale de um software de eye-tracking (acompanhamento do olhar) para determinar quais áreas da página estão sendo mais vistas. Tais estudos possibilitam determinar quais elementos são os mais relevantes para criar peças de e-mail marketing mais relevantes e engajadoras. Por exemplo, se o seu call-to-action está em um local com baixa visibilidade, você consegue não só entender um dos motivos por ele não ser tão clicado, mas também qual é o melhor local para colocá-lo.

Ao testar designs de e-mail marketing, você poderá entender se os links estão posicionados corretamente, se os gráficos ou os textos atraem os leitores e se a sua informação mais importante está tendo a atenção desejada. Ainda, você poderá notar algumas tendências que poderão ajudar no futuro, tais como:

– Invista no topo à direita da tela: a maioria dos heat maps mostram que os elementos das páginas que se concentram no topo à direita ganham mais atenção. Sendo assim, use esse espaço para informações que o destinatário não pode deixar de ver.

– Não apenas suponha ao criar uma peça: todos que já criaram e/ou aprovaram peças de e-mail marketing já o fizeram apenas na suposição que era o melhor caminho. Em e-mails vitais, o teste de heat map pode ser fundamental para evitar erros, como utilizar muito texto, o que, em muitos casos, diminui muito mais o engajamento e os cliques do que elementos gráficos. Também use recursos gráficos para chamar a atenção de algum texto importante.

– A ordem das informações (palavras e frases) importa muito: primeiras palavras e frases são as que têm a maior taxa de leitura. Sendo assim, escolha com cuidado e sabiamente quais informações você deseja que o destinatário não só leia primeiro, mas queira ler mais.

Testes de heat map são muito úteis, mas não são práticos de serem executados. Entenda o quanto uma determinada peça é importante/relevante para você e avalie se você quer simplesmente supor ou ter certeza da sua eficácia.

douglasgarcia96

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