Progressive profiling: enriqueça o perfil do seu cliente

07/08/17

Quanto mais você conhece uma pessoa, maior a chance de acertar no presente. O mesmo conceito pode ser aplicado às vendas e ao relacionamento entre pessoas e marcas. Se perguntar não ofende, você pode usar a tecnologia para pedir mais informações ao seu cliente. É o chamado progressive profiling (ou perfil progressivo, em tradução livre), uma das táticas de marketing que servem para enriquecer o perfil do seu consumidor.

Qual é o melhor momento para começar?

Se o seu contato chegou via formulário no website ou landing page, provavelmente ele só o opt-in com nome e e-mail. Logo, um caloroso e-mail de boas-vindas que contenha um cupom de incentivo à primeira compra é o primeiro passo. Em seguida, o progressive profilling. Imagine essa técnica como o primeiro encontro. É momento de uma conversa agradável, em que um está tentando conhecer mais o outro: dia do aniversário, interesses. É o começo do relacionamento.

No entanto, é possível aplicar a tática em qualquer momento da jornada do consumidor, desde que com o cuidado de selecionar as informações que serão questionadas e tendo objetivos claros. Por exemplo: na primeira compra ou no desenvolvimento de uma ação promocional específica, como Black Friday, Dia das Mães, lançamento de coleção etc.

A única regra é a da pertinência.

Quais canais posso utilizar para fazer progressive profilling?

Os canais de relacionamento direto são fundamentais. Utilize aqueles que você dispõe. Pode ser e-mail marketing, SMS, push e social media. Eles vão levar o usuário a um site, uma landing page ou qualquer ambiente que contenha um formulário para preencher com suas informações. Esse form estará conectado a uma plataforma de dados, que deverão ser utilizados para comunicação posteriormente.

Aliás, você coleta e usa seus dados em ações de marketing? Leia mais sobre data driven marketing.

Como incentivar o progressive profilling?

Frases como “queremos conhecê-lo um pouco mais”, “conte-nos mais sobre você” e “queremos oferecer as melhores ofertas para você” são alguns estímulos ao clique e consequente preenchimento do formulário de progressive profilling.

Oferecer algum benefício exclusivo, como um desconto ou um brinde podem fazer maravilhas pelos resultados da estratégia. Claro, tudo depende do planejamento da marca e do que ela dispõe como incentivo.

Que tipo de viajante você é?

Um exemplo de aplicação da lógica do progressive profiling é a landing page Venha para o Inesquecível, da Rio Quente Resorts. Na página, além de a marca ser apresentada, há um teste (brasileiro adora um teste!) que irá definir “que tipo de viajante você é”.

Com questões divertidas, a marca está coletando o perfil dos usuários e, de quebra, provendo alguma diversão a quem realiza o quiz. Como resultado, é mostrado o perfil da pessoa e qual resort da marca é o ideal para ela. Simples e eficaz.

Resumindo:

// A melhor hora para começar a fazer progressive profiling é depois das boas-vindas

// Mas também é possível implementar em qualquer momento da jornada, desde que com pertinência e objetivo

// Ofereça algo para o usuário como estímulo ao preenchimento do formulário

// Colete os dados e UTILIZE-OS

Ainda tem dúvidas sobre a estratégia? Escreva para nós!  Teremos o maior prazer em ajudar a sua marca.