Hoteleiros, vejam o que funcionou em 2016!

13/02/17

Mais um ano se passou e, como bem sabemos, isso significa a chegada de um novo dia, de um novo tempo, que começou! Porém, vale ressaltar que embora a Rede Globo diga que a festa é sua, é nossa e é de quem quiser, existem algumas estratégias que vão fazer com que os mais preparados consigam aproveitar melhor o que 2017 vem nos oferecer.

Ao longo desses últimos 12 meses nós falamos sobre como criar conteúdo para seu hotel, as razões para apostar no relacionamento direto e até mesmo explicamos nosso ciclo virtuoso da distribuição direta digital!

Para esse início de ano então, trazemos cinco estratégias que comprovadamente funcionaram em 2016 e que enxergamos vários clientes nossos fazendo.

1. Coletar (e usar) conteúdo gerado pelos hóspedes
Uma das poucas verdades universais do marketing é esta: seus clientes sempre acreditarão antes na família e amigos do que em você. Sabendo isso, o que pode ser melhor do que usar os seus próprios clientes para divulgar a marca através de relatos, vídeos e fotos? Encorajar seus hóspedes a criar conteúdo sobre suas experiências através do uso de hashtags e mídias sociais é uma estratégias simples e eficaz quando trata-se de marketing “boca a boca”. Só não vale esquecer de monitorar esse conteúdo e reproduzi-lo dentro das redes do próprio hotel, também!

Uma boa referência é o #bomdeviajar, que faz isso de maneira incrível, valorizando seus hóspedes e criando um relacionamento próximo e recíproco através da reprodução de fotos do Instagram em seu próprio website.

bomde

Lembre-se: user generated content (UGC) é mais espontâneo, soa mais verdadeiro e pode ser até mais criativo do que a sua própria campanha.

2. Posicionar o seu hotel como o epicentro do destino
Há algum tempo já sabemos que mais da metade dos viajantes buscam informações online antes mesmo de decidir o lugar para o qual irão viajar. Sendo assim, investir e se posicionar como parte do destino cria relevância para a sua marca antes mesmo do seu futuro hóspede estar buscando acomodação. O desejo de explorar lugares únicos e ter experiências imersivas abre uma janela importante de contribuição, onde você enquanto conhecedor do local, pode se encaixar perfeitamente. Deixe claro o que existe de legal para se fazer nas proximidades, apresente aquele bar descolado que poucas pessoas conhecem e indique roteiros bacanas para o seu hóspede!

Um exemplo prático é a Intercity Hotels, que traz não apenas as atrações turísticas próximas aos seus hotéis, mas também experiências gastronômicas, culturais e centros de compra.

Hotel em Porto Alegre Intercity Hotels

3. Melhorar a experiência de reserva mobile
Hóspedes se valem do celular durante toda a jornada de suas viagens: desde a busca pelo destino, passando pela reserva do hotel até o compartilhamento de suas experiências após o retorno à casa. O volume do acesso mobile está crescendo tanto que já superou, pela primeira vez na história, o acesso via desktop!

Estar disponível na palma da mão do seu hóspede é a chave para aproveitar cada oportunidade de conversão, além de estimular o compartilhamento em mídias sociais e divulgar promoções de maneira mais eficaz. Sabendo disso, quando desenvolvemos o Let’s Book já pensamos nele também nos dispositivos móveis, para que o seu hóspede consiga manter as mesmas funcionalidades do desktop na tela do celular! Quer descobrir como redes internacionais, resorts e hotéis independentes estão vendendo através do mobile? Entre em contato: contato@pmweb.com.br.

4. Ouça seus hóspedes
A melhor maneira para saber como foi a experiência de um hóspede dentro do seu hotel é também a mais fácil: ouvindo-o. Seja através de uma pesquisa de satisfação ou literalmente descendo ao lobby para conversar com eles. Entender o que deu certo e errado na experiência de um cliente pode ser o pontapé inicial para a mudança crucial que faltava no seu hotel. Reúna as equipes que mantém contato direto com seus hóspedes e extraia informações, desde as pessoas que fazem a reserva, à camareira e ao gerente. Todos participam da experiência e são capazes de sugerir melhorias.

Caso queira uma estratégia eficaz e moderna que aborde o hóspede no momento certo – não quando está fazendo check-out – utilize pesquisas de satisfação automatizadas através do Pmweb CRM! A utilização de dados é fundamental para personalizar e melhorar a experiência online e offline.

5. Aplauda o seu time
O ano acabou, você trabalhou bastante e merece ser reconhecido. Metas foram estipuladas, alcançadas e aumentadas. Todo esse sucesso, porém, só foi obtido graças às pessoas mais importantes do seu hotel: a sua equipe! Reserve um tempo para agradecer a todos que ajudaram esse ano de 2016 e surfaram as ondas boas e ruins com você. Agradeça ao pessoal operacional e ao pessoal estratégico. Lembre-se que uma equipe feliz traz resultados muito melhores do que aquela que trabalha estressada e sem reconhecimento.

Então, foco em 2017. Se prepare, escolha bem seus parceiros e invista cada vez mais em tecnologia e serviços estratégicos. Afinal, a própria Globo mesmo afirma: o futuro já começou!

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