Gmail implementa novos recursos de descadastro e feedback loop – FBL, por Marcus Souza

25/03/14

Após a polêmica relacionada às abas na caixa de entrada do Gmail, o Google recentemente anunciou no evento M3AAWG, em São Francisco, duas novas implementações no provedor – a primeira é o recurso de “Easy Unsubscribe” ou “Cancelar Inscrição”, como aparece no Gmail em português. Já a segunda é a criação de um programa de Feedback Loop para ESPs (E-mail Service Providers), até então inexistente no Gmail.

gmail

Confira abaixo o detalhe de cada novo recurso:

Link de Cancelar Inscrição

O Gmail agora está exibindo o botão “Cancelar Inscrição” nas mensagens. Este botão aparece ao lado do nome do remetente do e-mail, quando a mensagem está aberta. Na verdade, isto não é uma inovação, mas a expansão de um mecanismo já existente chamado “List Unsubscribe”, utilizado há algum tempo, e que todos os clientes da Responsys utilizam por padrão desde o início de 2013.

Quando o parâmetro “List Unsubscribe” está dentro do cabeçalho de um e-mail, um link é inserido e este envia uma solicitação de cancelamento de inscrição – com o endereço de e-mail do usuário – de volta para o remetente. Quando isto iniciou, foi uma grande implementação realizada pelo Gmail, pois este provedor, pela primeira vez, fornecia algum feedback para remoção de destinatários que reportavam spam.

A implementação do novo recurso “Cancelar Inscrição” não é tão diferente em relação à versão anterior. Basicamente, a principal mudança é que agora os usuários poderão ver o link. Anteriormente, com o “List Unsubscribe”, a única opção oferecida pelo Gmail era clicar no botão “Denunciar Spam”, na interface do Gmail, e então eram oferecidas as duas opções de “Denunciar Spam” ou “Cancelar inscrição e denunciar como spam”. Isso foi ótimo para os remetentes, pois ajudou a higienizar a lista de envio a partir do momento que o Gmail oferecia o descadastro daquele remetente.

A nova versão do “Cancelar Inscrição” possui algumas diferenças. O link será exibido para todos os usuários que mantêm uma boa reputação com o Gmail. Isto significa que os usuários terão a oportunidade de cancelar a assinatura diretamente pelo provedor. Este fato é uma ótima notícia, pois pode resultar em uma grande redução no número de reclamações spam que tanto podem prejudicar a entregabilidade de e-mails. É claro que também poderá refletir num aumento de descadastros, mas mesmo que exista um aumento nesta taxa, a redução de reclamações spam já será uma vitória para os remetentes melhorarem sua performance perante os filtros anti-spam do Gmail.

É importante salientar que, de acordo com o Google (Link: https://support.google.com/mail/answer/80405?hlrm=en&ctx=mail), a solicitação de cancelamento pode levar até três dias para ser processada, e, por isto, pode demorar alguns dias para o usuário parar de receber as mensagens. O Google ainda informa que a opção de “Cancelar Inscrição” não será fornecida para todas as listas de e-mails, como, por exemplo, aquelas que o Gmail identifica como lista spammer. Caso a mensagem seja confiável e não possua o link de cancelamento do Gmail, será necessário fazer o mesmo pelo link de descadastro real da mensagem.

Feedback Loop

O segundo anúncio do Gmail está relacionado à criação da primeira aplicação de FBL (Feedback Loop). Esta fase inicial é projetada apenas para participação dos ESPs, não contemplando os usuários individuais.

No entanto, ainda não há muitos detalhes técnicos sobre o funcionamento deste FBL. Em geral, o Gmail tende a usar a sua própria tecnologia com qualquer coisa que eles projetem, por isso, seria possível haver um desenvolvimento em nível de ESP, assim como ajustes no nível de remetente.

Independentemente disso, a inclusão de um FBL no Gmail é uma notícia maravilhosa para os remetentes. Até o momento, não tínhamos de forma alguma como saber quais os destinatários estavam reclamando spam e, provavelmente, os remetentes continuavam enviando e-mails para aqueles que não queriam receber.

O Google nunca fornece muitas informações sobre suas novas implementações, e quando fornece é comum fazer de forma gradual. Dessa maneira, assim que tivermos mais novidades sobre estes recursos atualizaremos todos por aqui.