Rockin’ Tags em 2019

07/11/19

Conquistar o interesse do cliente ou prospect tem sido uma tarefa cada vez mais desafiadora: os consumidores recebem incontáveis impactos por dia nos ambientes online e off-line e, para garantir que a comunicação gere resultados, é necessário ganhar relevância.

No mundo digital, os consumidores deixam rastros dos seus interesses e um dos métodos de mapear o comportamento online e chegar até o usuário é através do behavioral targeting. As Rockin’ Tags – solução de behavioral targeting da Pmweb – capturam dados de busca, navegação, produto no carrinho e venda que podem ser utilizados em campanhas de diversas formas e por múltiplos canais.

A Pmweb desenvolveu um estudo sobre a performance de campanhas de e-mail marketing por Rockin Tags no primeiro semestre de 2019, que demonstrou o impacto dessa estratégia nos resultados. Em comparação com campanhas comuns, e-mails por Rockin’ Tags têm melhor desempenho em todas as etapas:  Open Rate 2x maior, CTR (click through rate) 4x maior e taxa de conversão 3x maior.  A alta performance desde o engajamento até a conversão gera um RPE (receita por email)  21x mais eficiente, resultado ainda melhor que o apontado em estudo do ano anterior –  reflexo do constante investimento em tecnologia e gestão estratégica das Rockin’ Tags.

 

Principais categorias

As Rockin’ Tags também permitem desenvolver diversas ativações, baseadas tanto no negócio da empresa quanto nas interações feitas no site, como: navegação em uma categoria, desistência de um formulário ou a adição de um produto a uma wishlist. Entre as diversas outras possibilidades, “Abandono de Carrinho”, “Navegação em Produto” e “Baixou de Preço” são as principais campanhas e também as mais comuns.

Abandono de Carrinho é a ação de behavioral targeting que apresenta o melhor desempenho, com taxa de conversão 7x e RPE 34x maiores do que uma campanha comum. Por isso, deve ser prioridade máxima dentro de um programa de e-mail marketing. Campanhas de “Baixou de Preço” também merecem bastante atenção, pois são responsáveis pelo segundo melhor resultado entre as campanhas e geram 24x mais retorno do que um email marketing comum. Essa campanha representa em média de 10% da receita gerada por Rockin’ Tags, mas pode superar 40% dos resultados, dependendo da estratégia de remarcação e prioridade desse tipo ação no negócio.

Vale lembrar que os ganhos com o uso de Rockin’ Tags vão além das campanhas automáticas disparadas a partir do comportamento do usuário. Essa inteligência pode ser levada para as campanhas tradicionais com a aplicação de blocos dinâmicos, personalizando comunicações com grandes audiências e potencializando as chances de clique e conversão. E, como todos os dados podem ser disponibilizados de forma facilitada na plataforma de email marketing, também podem ser usados no desenvolvimento de segmentações e em análises para orientar estratégias.
Outro benefício das Rockin’ Tags é que elas são a base para a identificação do usuário e atribuição de vendas do Context –  a Customer Data Plataform (CDP) da Pmweb –  que permite visualizar o usuário nos canais on e off-line, acompanhar  a  jornada do consumidor omnichannel, o impacto de mídias digitais nas lojas físicas e muito mais.

O investimento em uma estratégia de behavioral targeting gera resultados permanentes para o negócio, mas a chegada da Black Friday e do Natal tornam essa necessidade ainda mais urgente, considerando as projeções de conversão e vendas no período. Quer saber mais sobre como as Rockin’ Tags podem ajudar a sua empresa a alcançar suas metas? Entre em contato com a nossa equipe comercial, através do email comercial@pmweb.com.br.

Fabiana Vieira e Érica Ortiz, Client Insights.

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