Desmistificando a atribuição em um negócio omnichannel

27/12/16

A pergunta que todos estão tentando responder no momento é “a que canal atribuir a venda em um negócio multi channel?”. Em um workshop de estratégias do Shop.org, o VP de Data Sciences do Grupo Black Wolf Mark Sorkin dividiu sua expertise com o mercado de varejo online e desmistificou o processo de atribuição. Step by step.

Esclarecer

A variedade de métodos de atribuição costuma causar controvérsia no mundo do marketing. Para começar, precisaremos preparar o terreno para a análise dos resultados obtidos entre campanhas. Acabe com os silos de informação e abrace o omnichannel. Independentemente do método de atribuição escolhido pela empresa, a venda passa por um processo multichannel que precisa ser compreendido e reconhecido.

Unificar

Designe códigos de rastreio para cada iniciativa de marketing, inclusive SEO. Este rastreio precisa permitir o filtro por canal, fornecedor e atributos chave. Algumas métricas base que poderão ajudar nesta etapa são: visitantes, receita, pedidos, unidades e conversão. Também é importante definir o orçamento semanal de cada canal e o custo real destes mesmos canais no período.

Partindo de um método de atribuição adequado à realidade do seu negócio, acompanhe estas métricas e compare as mudanças nas mais relevantes, incluindo ROI.

Você pode criar um código de ratreio que permita agrupar ou filtrar os resultados em dados acionáveis

Você pode criar um código de ratreio que permita agrupar ou filtrar os resultados em dados acionáveis

Verificar

Chegou a hora de agir: nesta etapa, vamos ativar e analisar os dados. Compare os resultados de cada canal a partir das métricas selecionadas em um dado período. É possível identificar um padrão? Os descontos oferecidos em email marketing foram oferecidos em que momento da jornada do consumidor? As pessoas que interagiram com a marca nas redes sociais fizeram alguma compra no período?

Levantando perguntas como estas, extraímos insights valiosos a respeito do comportamento do consumidor, revertendo em uma estratégia mais eficaz e um alocamento de recursos mais inteligente para cada canal.

Fonte: Shop.org summit