Relatório/Resumo: A Internet no Brasil em 2015

19/02/15

Métricas e números da internet podem ser usados como parâmetro na hora de criar relatórios de presença digital de uma marca. Eles servem de argumentação, também, na hora de defender um investimento. Neste ano, a agência de marketing social We Are Social divulgou o relatório Digital, Social e Mobile de 2015, que mostra as estatísticas completas de uso de internet em 2014. O estudo ainda tem uma parte inteira dedicada à Internet no Brasil, que destacamos neste post.

Por exemplo, somos o terceiro país no mundo que passa mais tempo na Internet:

Quanto tempo o internauta brasileiro fica online

E o 19º em termos de penetração da Internet sobre o total da população.we-are-social-report-digital-4

Presença digital do brasileiro

Somos 204 milhões de indivíduos no país. Destes, 54% são usuários ativos de internet. Mas o nosso forte mesmo é o mobile: tem mais celular que gente no Brasil. Vejam os números abaixo:

internet-no-brasil-2015

Crescimento da internet no país

A tendência de crescimento mobile fica cada vez mais evidente se observarmos o gráfico abaixo. Enquanto o número total de usuários ativos cresceu 10%, a quantidade de usuários mobile aumentou 15%.

we-are-social-report-digital-br2

Tempo gasto em mídia

Passamos quase o dobro de tempo na internet do que na televisão. E, enquanto estamos navegando, mais da metade do tempo passamos nas mídias sociais.

internet-no-brasil-2015-social

Uso da Internet no Brasil

Este gráfico reitera a importância do mobile no Brasil. 39% do total da população já está conectada via dispositivos móveis.

internet-no-brasil-2015-uso

Como nos conectamos

No último ano, o número de page views via dispositivos móveis cresceu incríveis 109%, enquanto os acessos via desktops caiu 12%.

internet-no-brasil-2015-share-traffic

Somos sociais

De acordo com o relatório, 29% da população mundial está presente em mídias sociais. Mas, em terras brasileiras, quase metade dos habitantes está ativa em alguma plataforma social: são 47% das pessoas.

internet-no-brasil-2015-social-media

E a rede de Zuckerberg é a preferida por aqui, seguida do Whatsapp:

internet-no-brasil-redes-sociais-2015

E-commerce

Os brasileiros ainda compram mais via desktop: 36% da população compraram pelo menos um item via computador no mês passado contra 15% que adquiriram bens via mobile.

internet-no-brasil-2015-e-commerce

E o resumo de tudo

No fim, tudo resume-se à mobilidade. Já havíamos comentado que 2015 é o ano mobile e isso não tem volta. A pesquisa que acabamos de ver apenas confirma esse fato. Portanto, nossas estratégias de marketing para este ano precisam focar nos usuários de dispositivos móveis. Você está preparado?